No Stoq, ao criarmos/editarmos produtos, serviços, pessoas, etc, utilizamos um dialogo com botões Cancelar e OK que chamamos de Editor.




Na maioria dos casos, o mesmo editor é utilizado para criação e edição do registro em questão.
O botão OK confirma a ação enquanto o botão Cancelar anula, revertendo qualquer alteração realizada no registro, ou cancelando a criação do mesmo.
Veja o exemplo abaixo editando um produto:




Campos obrigatórios

Em todos os editores, haverão campos obrigatórios, indicados por um lápis no canto direito do mesmo e que pode variar de acordo com o tema do sistema.



Seguindo o exemplo da imagem acima, ao criar um produto por exemplo, é obrigatório que o mesmo possua uma descrição (nome do produto), um preço de venda e um código único.
É recomendado que os demais campos sejam preenchidos, pois somente assim conseguiremos uma utilização 100% de tudo o que o Stoq oferece.
Porém, o preenchimento correto dos campos obrigatórios é o suficiente para permitir a confirmação do editor.



Validação de campos


Realizamos várias validações de campos em diversos editores. Indicamos um campo não válido tornando ele vermelho e mostrando um ícone de erro ao lado.
Veja o exemplo de um desconto em uma venda:



Para saber mais sobre o erro, apontamos o mouse para o ícone de erro. Uma mensagem aparecerá, dando mais informações sobre o problema, ajudando então na correção do mesmo.



O Stoq não permitirá a confirmação do editor enquanto houverem campos com problemas de validação. 

Você vai conseguir confirmar sua alteração somente após a correção de todos os erros.