No Stoq, utilizamos diálogos de pesquisa para localizar registros. Adotando um padrão para a grande maioria desses diálogos.

Você pode realizar diversas pesquisas, como localizar as vendas na tela principal do aplicativo Vendas ou pesquisar seus produtos no aplicativo Compras como mostra a imagem abaixo, clicando no botão Pesquisas e opção Produtos.



No campo Pesquisar, realizamos a pesquisa digitando algum padrão que queremos encontrar (como parte do nome de um produto, parte de seu código de barras, etc) e apertamos Enter, ou clicamos no botão Buscar, como mostra o exemplo de Pesquisa de produtos.




Em algumas das pesquisas, abaixo da lista de resultados, encontraremos dois botões, Novo e Editar.



O botão Novo irá abrir um editor para a criação de um novo registro, do mesmo tipo da pesquisa (ex: na pesquisa de produtos, ele criará um novo produto).
Ao selecionarmos um registro na lista, o botão Editar será habilitado e poderá ser clicado. Isso abrirá um editor para a edição do registro em questão.




Filtros

Nos diálogos de pesquisa, podemos clicar no ícone Filtro para criar filtros adicionais à pesquisa.
Veja o exemplo de filtros de pesquisa do aplicativo Vendas.



Cada uma das opções representa uma pesquisa, mesmo que oculta. Ao selecionar uma das opções, será possível refinar a pesquisa através deste atributo.
Exemplo: Ao selecionar a opção Cliente será possível filtrar as vendas do cliente que você pesquisar.



Você é livre para adicionar quantos filtros forem necessários. Isso inclusive é extremamente útil para gerar relatórios customizados.


Colunas


Nas pesquisas, exibiremos os registros em formato de colunas.
Dando um clique com o botão direito do mouse. na região das colunas, você pode adicionar ou esconder mais colunas em suas pesquisas.
Um menu será aberto onde poderemos escolher a visibilidade das colunas, inclusive de várias que estavam escondidas por padrão.



Você pode decidir se uma coluna será visível ou não. 


Ações 


A opção de Ações está presente em todos os aplicativos, geralmente com opções de Imprimir relatórios, Exportar relatórios pra planilha e outras opção também de cada aplicativo. 
A imagem abaixo mostra o exemplo do aplicativo Vendas, clicando no botão Ações.